DE OLHO NO RÓTULO PARTE III – Ingredientes

Você sabe o que está comendo?? Ou o que está comprando??

Como faço para saber?? LEIA A LISTA DE INGREDIENTES!!!

Ler e entender a lista de ingredientes dos produtos industrializados é um ótimo começo para determinar melhores escolhas alimentares e saber o que realmente está levando pra casa.

De acordo com a legislação todos os ingredientes devem constar em ordem decrescente, da respectiva proporção, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que está em maior quantidade no produto, enquanto o último é o que está em menor quantidade.

Quanto maior a lista de ingredientes, mais industrializado é o alimento e mais longe do natural ele está. Listas grandes de ingredientes, costumam ter vários aditivos alimentares. De acordo com a Anvisa, aditivo alimentar é ‘qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais’, são eles: conservantes, turvantes, antiumectante, acidulante, estabilizantes, entre outros. São eles que garantem bons aspectos de apresentação, sabor e vida útil de prateleira, são eles também que tem nomes estranhos e desconhecidos pela maioria. Falando em termos de saúde, quanto maior a quantidade dos aditivos pior para o consumo.

Levando em consideração essas informações, é possível tentar escolher uma melhor opção dentro de uma mesma categoria de alimentos, por exemplo: produtos integrais, devem conter como primeiro ingrediente a farinha de trigo integral e não a normal; barrinhas de cereais devem ter como primeiro ingrediente a aveia e não chocolate, ou flocos de arroz; biscoitos considerados por muitos como inofensivos mas que o primeiro ingrediente é o açúcar. Ler os ingredientes também pode ajudar a entender que não é aquilo que procura, ou que devido a quantidade de aditivos deveria ficar longe deles, como por exemplo: refrescos em pó são 95% açúcar e o restante são aditivos como corante,

aromatizante e acidulante; e aqueles temperos prontos em que o único ingrediente que você conhece realmente é o sal!!!

Farei em breve, um capitulo para entendermos as melhores escolhas, mas com essas informações já é possível reservar um tempinho a mais para ler os ingredientes na hora das compras. Vale lembrar que quanto mais natural melhor, então, que tal, ao invés de encher o carrinho de pacotes de produtos industrializados, passar mais tempo no setor de frutas, legumes, verduras, carnes e ovos??

Larissa de Menezes

Nutricionista